segunda-feira, 12 de setembro de 2011

NOSSAS REFLEXÕES

             Atualmente, vivemos numa sociedade moderna que sofre constantemente mudanças nos mais diversos termos e nunca se presenciou um alto índice de fracasso escolar pela dificuldade de aprender.
            Estamos inseridos em uma sociedade do conhecimento, onde a exigência não passa apenas em aprender cada vez mais, mas que seja aprendido de formas diferenciadas seja da perspectiva cognitiva ou social, para que seja investido no conhecimento propriamente dito e consequentemente na aprendizagem.
            Os alunos vivem em uma era em que diversas informações surgem ao mesmo tempo e que os mesmos assimilam com mais facilidade o que lhe é mais atrativo.
            As pessoas atualmente são informaticamente alfabetizadas, porém não conseguem apropriar-se do conhecimento de tal forma a não deixar que esse fluxo informativo influencie totalmente na sua capacidade de distinguir o certo e o errado, para que faça sua própria leitura critica organizando de forma precisa as informações para a existência de novas competências cognitivas.
            O aluno não requer apenas que o professor repasse as informações, mas que lhe permita utilizá-las e converte-las em conhecimento verdadeiro, em um saber ordenado.
            Embora vivemos na era da incerteza, torna-se difícil ao professor compreender até que ponto a tecnologia das informações é favorável na aprendizagem ou não. Sabemos que há necessidade de conviver com a diversidade de perspectivas para que, a partir delas, seja possível construirmos nosso próprio ponto de vista.
            Precisamos organizar nosso sistema educacional de maneira que forme futuros cidadãos sendo aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos para que sejam capazes de enfrentar os desafios e obstáculos encontrados ao longo de sua aprendizagem.
             O maior desafio dos educadores, atualmente, diante dessa avalanche de informações é, além de permitir que os alunos tenham acesso a elas possam fazer sua própria leitura dando um sentido particular e proporcionando assim capacidades de aprendizagem que lhe permitam assimilar com criticidade a informação recebida.
Mas nós como educadores temos a esperança de que, ao buscarmos novas alternativas para instigar nossos alunos em aprender e superar as dificuldades em meio a tanta informação e tecnologia, nós também precisamos superar nossos medos e frustrações e enfrentá-los com confiança e determinação.

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